Para o período carnavalesco, quando o Estado de Pernambuco comemora sua maior festa popular, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçará ações na rede de assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). As grandes emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior do Estado contarão com reforço de profissionais para garantir o atendimento com qualidade para os foliões pernambucanos e turistas. Ao todo, 2.872 profissionais reforçarão os plantões nas unidades da rede. Desse total, 294 são médicos; 797 de nível superior, como enfermeiros e fisioterapeutas; 1.725 de nível médio, como técnicos de enfermagem e mobilizadores sociais; e 56 de nível elementar, como maqueiros e serviços gerais.

O quadro de médicos será reforçado com 277 profissionais nas seguintes unidades: Otávio de Freitas (63), Barão de Lucena (37), Restauração (16), Getúlio Vargas (14), Agamenon Magalhães (10), Hemope (5 médicos), Geral de Areias (4), Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres (16), José Fernandes Salsa, em Limoeiro (14), Belarmino Correia, em Goiana (10), Regional do Agreste, em Caruaru (24), Dom Moura, em Garanhuns (16), Rui de Barros Correa, em Arcoverde (26), Inácio de Sá, em Salgueiro (8), Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (14). Os demais médicos estarão distribuídos em outros setores da Saúde como Central de Regulação (10) e Vigilância em Saúde (SEVS).

“Fizemos uma distribuição de profissionais em hospitais que cobre os principais polos de folia. A rede estará preparada para atender os casos de urgência e proporcionar a melhor assistência aos foliões, embora nosso maior desejo seja de que todos brinquem com saúde, mantendo os cuidados básicos, que são: evitar brigas e confusões, utilizar protetor solar, hidratar o corpo com água e sucos, além de fazer refeições leves, e jamais dirigir após ingerir bebida alcoólica”, recomenda o secretário Antonio Carlos Figueira.

MATERIAL BILÍNGUE - Pelo segundo ano consecutivo, a SES irá disponibilizar folhetos informativos bilígues com os serviços de saúde que a rede estadual oferece. Com ênfase no slogan "Brinque tranquilo, você pode contar sempre conosco", o material traz endereços de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de grande porte, gerais e regionais, além de policlínicas, facilitando a busca do usuário, que pode encontrar o local de atendimento por especialidade ou por município. O informativo também traz telefones úteis como o número da Ouvidoria da Saúde para outras informações sobre onde encontrar serviços médicos, Central de Transplantes para doação de órgãos, Hemope para doação de sangue e Ceatox para casos de intoxicação e mordidas por animais peçonhentos.

DST E AIDS - Durante os cinco dias de Carnaval, o Programa de DST/Aids da SES distribuirá um total de 3 milhões de camisinhas, para os municípios e agremiações carnavalescas, como o Galo da Madrugada (150 mil). Haverá ainda, 200 mil bandanas e 200 mil porta-camisinhas. No tradicional desfile do Sábado de Zé Pereira, durante o Galo da Madrugada, quatro equipes, formada por quase 200 profissionais, estarão em locais estratégicos e  locais de acesso à agremiação, nas ruas do Centro da Cidade do Recife, bairro de São José e Santo Antônio, e na concentração do bloco, no Forte das Cinco Pontas, distribuindo os materiais preventivos e informando sobre a doença.

LEI SECA - Durante o feriado de Carnaval, a Operação Lei Seca montará pontos de fiscalização nas principais vias que dão acesso aos polos de folia na RMR e Interior do Estado. Os bloqueios serão realizados em todos os turnos, em esquema de revezamento entre equipes, que estarão em avenidas estratégicas. No Galo da Madrugada, os bloqueios serão realizados em esquema de rodízio. Quatro equipes estarão circundando a agremiação, sempre em sentido duplo. Ainda durante os cinco dias de festa, serão utilizadas as nove vans informatizadas e viaturas que darão apoio às equipes, agilizando o atendimento ao cidadão e ampliando o raio de atuação dos grupos, que poderão cobrir mais de um ponto de bloqueio por dia. Nas blitzes da Lei Seca, mobilizadores sociais da SES estarão levando informações de saúde para o folião. Durante a ação, serão distribuídos folders e cartazes, com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado, incluindo endereços e especialidades das unidades, além dos serviços municipais.

WILMA LESSA – Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais contarão com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Entre as ações prestadas, estão o apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro. O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é o (81) 3184.1739/1740.

OUVIDORIA – A Ouvidoria da SES (0800-286-2828) funcionará 24 horas durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, as profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.