O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) está participando do III Fórum Nacional dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs), que ocorre até esta terça-feira (09/09), no Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Com o tema “Atenção à Saúde no SUS - Da Gestão à Assistência Integral à Saúde”, o evento colocará em pauta discussões de temas para melhorar e ampliar a ação dos Centros no Brasil. Entre os assuntos, a educação permanente dos profissionais de saúde e como melhorar a urgência e emergência na área de toxicologia. Essa reunião acontece a cada dois anos, reunindo todos os representantes dos Centros de Informações Toxicológicas do Brasil.
 
Ainda em Salvador, de quarta (10/09) a sexta-feira (12/09), ocorre o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. “Único congresso na área de toxicologia clínica do Brasil, esse evento reúne profissionais de todo Brasil, e conta com a participação de palestrastes internacionais. Estamos levando um trabalho inédito que traça o perfil das intoxicações por "psicotrópicos", que são drogas que agem sobre o sistema nervoso. Observamos no trabalho um aumento no número de casos em todo o Estado, por isso achamos essencial a discussão do tema”, afirma a coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto. 
 
 
Ainda no Congresso, na quinta-feira (11/09), o Ceatox-PE apresenta a peça teatral “Agrotóxicos: uma expedição de campo”. A apresentação replica a experiência bem sucedida do projeto em Pernambuco. No Estado, em maio e junho, foram distribuídos cordéis entre profissionais de saúde e estudante para trabalhar temas como intoxicação por medicamentos ou por plantas e os acidentes com animais peçonhentos. Aqui, a peça tratava das especificidades dos acidentes mais comuns na Região Metropolitana do Recife (RMR). 
Conteúdo Relacionado