O Programa Chapéu de Palha retomou na semana passada em Carpina a realização das turmas do Curso “cuidando da saúde do Trabalhador e das doenças crônicas não transmissíveis”.  Nas próximas semanas do mês de agosto serão realizadas turmas para os municípios da II e IX GERES. Em setembro serão os municípios da I e XII GERES e em outubro será a vez dos municípios da VI, VII e X GERES.

O projeto de qualificação da Atenção Primária foi construído em parceria pelo Programa Chapéu de Palha da Saúde, Gerência de Atenção à Saúde do Trabalhador, e a coordenação de Doenças Crônicas. O Programa Chapéu de Palha da Saúde tem como objetivo realizar atividades de educação permanente dos profissionais de Estratégia Saúde da Família (ESF) com o intuito de melhorar o atendimento à população de trabalhadores da cana-de-açúcar, da fruticultura, da pesca artesanal e mariscaria, população assegurada pelo Programa desde 2007 com diversas atividades intersetoriais para o combate aos efeitos do desemprego decorrente de entressafra.

O curso tem como objetivo qualificar as ações dos profissionais da Atenção Primária em Saúde dos municípios contemplados pelo Programa Chapéu de Palha, na perspectiva da Saúde do Trabalhador e doenças crônicas não transmissíveis de modo a garantir a integralidade da atenção. A saúde do trabalhador deve estar articulada nos serviços de saúde, uma vez que os riscos gerados direta e indiretamente pelos processos produtivos afetam o ambiente e a saúde das populações e dos trabalhadores de modo particular.

No caso da Atenção Primária à Saúde é preciso que toda a equipe incorpore a saúde do trabalhador e que tenha como resultado ações estratégicas de assistência, vigilância, notificação e planejamento.