Em reunião ordinária do Colegiado Estadual de Saúde Metal, realizada na manhã desta sexta-feira (01.09), profissionais de saúde do Estado debateram sobre as temáticas que envolvem a política que norteia o cuidado e a prevenção de casos de suicídio. Realizado pela Gerência de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o encontro acontece mensalmente na sede do órgão.

A programação, que vai de fevereiro a dezembro, possibilita que as regiões de saúde do Estado participem das discussões de forma mais aprofundada e em nível central. “No mês de setembro vamos abordar sobre a Política LGBT, com foco nas questões de sofrimento de saúde mental e suicídio. Estamos entrando no mês que debate essa questão e a ideia é fortalecer os profissionais de saúde mental, principalmente, os coordenadores para que promovam debates em todas as regiões, possibilitando também a realização de fóruns e colegiados regionais objetivando o fortalecimento e ampliação da rede”, afirmou a apoiadora técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Léa Lima.

Chamado de setembro amarelo, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio lembrado no dia 10, o mês faz parte de uma campanha de conscientização e prevenção do suicídio. Desde 2014, a campanha também identifica locais públicos e particulares com a cor amarela.