Uma comitiva pernambucana formada por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) participam, nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/03), do I Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro, que está sendo realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em debate, como as unidades de saúde podem melhorar a qualidade do atendimento e como promover um ambiente mais seguro para seus pacientes.

O evento contará com a presença de representantes do Hospital Moinhos de Vento, que estão à frente do Projeto; do Ministério da Saúde; dos hospitais envolvidos; além de diversas entidades nacionais e internacionais, que atuam como parceiros desse trabalho.

“Essa é uma oportunidade única para discutir e trocar experiências, já que teremos a presença de profissionais de diversos setores que vivenciam a rotina de uma unidade de saúde e, principalmente, da saúde pública”, comenta a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota, que encabeça a comitiva pernambucana, ao lado da diretora geral de Assistência à Saúde da SES, Giselle Fonseca.

Durante o encontro, os presentes poderão conhecer estudos de casos ligados à segurança do paciente e serão apresentados à gestão de diversas organizações de saúde. Entre os temas em destaque, a política de identificação do paciente, protocolo de cirurgia segura e segurança na cadeia de medicamentos.

“Os casos práticos apontam como algumas organizações trabalham essa questão da segurança do paciente. Assim, podemos entender e aprimorar os nossos processos, prevenindo erros e garantindo a qualidade da segurança ao paciente. Observar o que está dando certo em outras organizações é um passo importante para que busquemos a melhoria contínua na assistência”, afirma a diretora geral do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Cláudia Miranda.