Nesta semana, os técnicos do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox-PE) iniciaram as atividades educativas em escolas municipais do Recife, abordando a prevenção de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos, além de intoxicação por medicamentos, e chumbinho (agrotóxico utilizado erroneamente como raticida). A ação faz parte do projeto “O Cordel Encantando a Prevenção”, que conta com cinco publicações de temas diferentes para explicar, de maneira fácil e clara, esse assunto à população.

Após passar pela escola Darcy Ribeiro, no Cordeiro, na última segunda (12/05), a equipe esteve na São João Batista, no Alto Santa Terezinha. A visita à unidade, nesta quarta-feira (14/05), foi acompanhada da interação dos alunos com a palestra e com a animação de uma peça teatral abordando o tema.

De acordo com a professora Maria José, do 5º ano, a ação é importante para que as crianças e os pais possam prevenir acidentes e saber lidar caso ocorra algum. Ela também citou algumas curiosidades descobertas na palestra, como o uso de galinhas e lagartixas como agentes naturais para erradicação de escorpiões, além da barata como principal alimento do animal. Já as crianças mostraram que a ação foi oportuna: a maioria confirmou já ter encontrado o lacrau, como é conhecido popularmente, em sua residência.

O biólogo Pedro de Lima, técnico do Ceatox-PE, explicou as crianças que o escorpião encontrado no Estado não traz riscos à saúde dos adultos, que podem ser atendidos em UPAs, postos de saúde e policlínicas em caso de acidente, onde serão medicados para abrandar a dor. Contudo, no caso de meninos e meninas, na Região Metropolitana do Recife, é necessário ir, imediatamente, ao Hospital da Restauração (HR) para que um soro seja aplicado na vítima, que corre risco de morte.

DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de escorpionismo e de intoxicação exógenas foram descentralizados do Ceatox para toda a rede de saúde (UPAs, postos de saúde, policlínicas e hospitais regionais). Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.

DADOS – No ano de 2013, o Ceatox registrou aproximadamente 12 mil atendimentos entre informações, notificações e reavaliações. Desses, 2.724 envolviam casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos. Os acidentes por escorpiões lideram essa lista, com mais de 850 casos notificados. Este ano, já foram registrados mais de 250 casos de picadas por escorpiões em todo o Estado. “Desde agosto de 2012 que não registramos óbitos por escorpiões em Pernambuco. Esse trabalho é fruto da descentralização do atendimento para toda rede de saúde do Estado e as capacitações em toxicologia clínica” ressalta Lucineide Porto.
Conteúdo Relacionado