O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) apresentou, nesta terça-feira (14/07), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem, referentes ao Estado. O trabalho foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Durante a abertura, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, parabenizou a iniciativa do diagnóstico realizado pelas instituições. "Gostaria de saudar as instituições que compõem a categoria da enfermagem no Brasil e em Pernambuco. Sabemos que um projeto se inicia a partir de um diagnóstico e este primeiro passo já foi dado. As lutas da classe são de longa data e muito há o que ser feito ainda. Existe vontade por parte da Secretaria Estadual de Saúde em avançar em alguns pontos essenciais e somos gratos por essa discussão ter vindo até aqui", comentou Iran.

Esse é o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina. É inédito e abrange um universo de 1,6 milhão de profissionais. A pesquisa apresenta as características da profissão com base nos seguintes aspectos: identificação socioeconômica; formação profissional; acesso à informação técnico-científica; mercado de trabalho; satisfação no trabalho e relacionamento; e participação sociopolítica.