O dia 18 de Maio é considerado o dia de Luta Antimanicomial, que se caracteriza pelos direitos das pessoas em sofrimento mental/psíquico. Dentro  desta luta, está o combate à ideia de que se isolar a pessoa com esse sofrimento, em nome de pretensos "tratamentos", ideia baseada apenas em preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento  faz lembrar que, como todo cidadão , estas pessoas tem o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isso tenham que ser encarcerados  e tratados de forma rotuladora de "loucos"! A XII Gerência Regional de Saúde - GERES/Goiana, enquanto regional de saúde, mobiliza toda a rede dos 10 municípios que os compõem, que vai de Goiana à São Vicente Ferrer, traçando estratégias e ações, nos serviços substitutivos (CAPS, Residências Terapêuticas), tendo como mote principal, o empoderamento dessas pessoas quanto a importância do tratamento, levando-os a se resinificarem, se reestruturando cognitivamente, trabalhando seu Projeto Terapêutico Singular, se vendo com sujeito de direitos e deveres!