Um gesto que salva vidas. Neste domingo, 19 de Maio, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, data que simboliza a importância deste ato que protege a vida de bebês prematuros internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Para estimular as doações, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) reforça o chamado às mulheres lactantes para se unirem à causa e ampliar a oferta na assistência neonatal, através dos Bancos de Leite Humano.

Para atender às demandas da assistência neonatal, Pernambuco disponibiliza os bancos de leite humano, que realizam todo o processo, desde a coleta até a distribuição.  O alimento passa por um processamento rigoroso de controle de qualidade e é destinado aos bebês prematuros e de baixo peso. 

Em 2023, foram doados 10.693 litros de leite humano, beneficiando 7.828 vidas, em todo o estado.  Atualmente, estão cadastradas no programa 1.902 doadoras ativas. A coordenadora estadual de aleitamento materno, Marta Vasconcelos, destaca a importância do apoio e ajuda das mulheres que se disponibilizam a doar seu tempo e leite para ajudar outras mães. 

“Vejo nesse gesto um ato de amor. É uma mãe que entende o quanto esse alimento é essencial para o desenvolvimento dos bebês. Não importa o volume doado, se muito ou pouco, o que vale é contribuir para salvar a vida desses bebês”, reforçou. 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, promovendo inúmeros benefícios para saúde do bebê, como o ganho de peso, diminuição de colonização por bactérias, aumento da absorção de fatores imunes, ação prebiótica e anti-inflamatória, estimulação do crescimento e reconstituição intestinal.

Para ser uma doadora, a mulher precisa estar em fase de lactação, ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Para a mãe de primeira viagem, Natália Del Rio, a doação do leite materno é um gesto que gera esperança. “Eu sempre soube da importância do aleitamento materno e isso passou a ser uma prioridade. Eu sinto uma alegria e um orgulho muito grande em ajudar outras mães e bebês com esse suporte tão fundamental”, pontuou.

O processo de doação é simples. Para doar, a mãe deve entrar em contato com algum banco de leite para triagem e cadastro, apresentar os exames de pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite ordenhado e receber a orientação do profissional em relação à coleta e armazenamento do Leite Humano.

 

SERVIÇOS

Bancos e postos de coleta de Leite Humano de Pernambuco:

http://portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva-de-atencao-saude/bancos-de-leite