Estudantes de Engenharia de Produção da Univasf visitaram, esta semana, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) para a vivência de uma atividade prática da disciplina de Sistemas Produtivos de Saúde, que tem como objetivo entender toda a rede público/privada relacionada ao segmento. O grupo visitou referências na atenção básica, serviços de alta complexidade e unidades intermediárias, como é o caso da UPAE, e escolheu o serviço como referência de sucesso para o estudo em questão. 

 

A visita foi acompanhada pelo coordenador médico, Elson Marques, e a coordenadora de enfermagem, Martapolyana Torres, que apresentaram todo o funcionamento da unidade e o perfil de serviços, que inclui a urgência e emergência clínica e odontológica, ambulatório de especialidades, bloco cirúrgico, clínica cirúrgica e laboratório de imagem e diagnóstico. “Além disso, nós explicamos o fluxo de atendimentos, que é específico de cada setor, e apresentamos a nossa central de abastecimento farmacêutico, central de material esterilizado, almoxarifado e serviços não médicos como a fisioterapia, que possui um dos mais altos índices de satisfação do usuário da Unidade”, ressalta o coordenador. 

 

Diante do exposto, o professor do curso responsável pela visita, Tiago Magalhães, considerou a escolha acertada. “Levamos os estudantes para conhecer realidades e serviços distintos. Desse modo, pudemos oferecer uma visão ampla do funcionamento dos nossos serviços de saúde. Nesse cenário de análise que montamos, a UPAE foi uma surpresa muito positiva. Realmente essa unidade é um case de sucesso”, avaliou na ocasião.

 

De acordo com o estudante Edson Hirata, o exemplo de excelência que eles levarão para o debate proposto pela disciplina vem das boas práticas relacionadas aos profissionais e à gestão. “Achei tudo muito organizado, bem sinalizado, padronizado e o atendimento diferenciado, uma realidade muito positiva e até discrepante de outras unidades similares. Sem dúvida, a UPAE será o nosso exemplo de um sistema produtivo de saúde que dá certo”, informou. 

 

Para a coordenadora de enfermagem, o reconhecimento é fruto do trabalho de uma equipe muito comprometida. “A gente tem a sorte de contar com profissionais dispostos a fazer a diferença. Então, talvez esse seja o nosso grande segredo”, acredita. O otorrinolaringologista Victor Granjeiro, recém-chegado à Unidade, ainda acrescenta que para os médicos também é uma satisfação: “Na UPAE nós encontramos uma estrutura muito boa para o desenvolvimento do nosso trabalho. Então, como contrapartida só podemos oferecer um serviço de qualidade”.

 

Para finalizar, o coordenador médico ressaltou que a UPAE estará sempre de portas abertas para a ambiência de trabalhos extensivos e acadêmicos: “O IMIP trabalha com o tripé da assistência, ensino e pesquisa e nós temos o maior interesse em contribuir e fortalecer essa relação tripartite”.