Alunos do Centro Universitário Estácio do Recife, com apoio do Serviço de Psicologia do Hospital da Restauração (HR), promoveram um Minicurso de Psicologia Hospitalar, no auditório da instituição, destinado a profissionais de saúde. Seria mais uma atividade de rotina do hospital, não fosse a iniciativa de reverter toda a renda obtida das inscrições em compra de cadeiras de rodas e material didático para doação ao Setor de Pediatria do HR.
 
“O objetivo do minicurso era abordar a importância da interdisciplinalidade na rotina de um hospital e isso nos motivou a buscar recursos terapêuticos e a doação de cadeiras de rodas contemplou mais que isso, pois resultou num ato solidário que nos deixa gratificados”, revelou o estagiário do Setor de Psicologia, André Daconti, estudante do Centro Universitário. A entrega das cadeiras foi formalizada na sala da diretoria geral do hospital.
 
Para a chefa do Setor de Psicologia do HR, Valquíria Lopes, a iniciativa dos estudantes tem um significado especial: “Simbolicamente, a cadeira de rodas representa o primeiro momento de reinserção social e o enfrentamento de uma nova realidade: lá fora e, sobretudo,  dentro de si. Uma simples cadeira pode veicular os primeiros passos, o primeiro ganho, de quem tanto perdeu. Semelhantemente, a palavra expressa doloroso processo das mudanças vividas no adoecimento, resignificando novos sentidos de vida”.