Membros do Grupo de Trabalho de Estudos e Ações Relacionadas a Transtornos do Espectro Autista (GT-TEA), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), participaram na manhã desta quarta-feira (1º/06), de reunião virtual com equipe que coordena o Programa TEAcolhe, no Estado do Rio Grande do Sul.  O encontro visou estudar práticas exitosas desenvolvidas por outros Estados a fim de identificar os elementos que podem ser replicados ou adaptados para o estado de Pernambuco.

O programa representa a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista no Estado e conta, hoje, com sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR) e vinte e sete Centros Regionais de Referência (CRR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. "O programa e as reuniões são fundamentais para aumentar o campo de pesquisa sobre o autismo. É necessário aumentar nosso entendimento sobre o TEA, seguindo com estudos e pesquisas", ressalta João Marcelo, Gerente de Saúde Mental (GASAM-SES/PE).

Grupo de Trabalho - Instituído pela Portaria SES/PE nº 260, de 06 de abril de 2022, o GT TEA tem por objetivos levantar dados concernentes ao TEA no Estado de Pernambuco, debater boas práticas realizadas por outros estados relacionadas ao TEA e discutir, planejar e estipular diretrizes, com vistas ao estabelecimento de políticas públicas de saúde direcionadas ao autismo. Além desta, o GT planeja estudar as práticas desenvolvidas na Bahia.

TEA - O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, é uma condição caracterizada por um transtorno ligado ao sistema neurológico que resulta em dificuldades de comunicação, linguagem, interação social ou ainda a repetição de movimentos. É determinado como espectro por se desenvolver de formas e níveis diferentes em cada pessoa. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.