Referência estadual em atendimento de cardiologia e maternidade de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) participou, nesta quarta-feira (23.11), do lançamento do Projeto Paciente Seguro, que ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Durante a solenidade, a diretora do HAM, Cláudia Miranda, participou da assinatura do termo de compromisso do projeto, que é vinculado ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde.

Ao todo, 15 instituições de saúde de todo o Brasil participarão do projeto, que será coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. Todos são hospitais públicos e filantrópicos, com mais de 100 leitos, que têm UTI, realizam procedimentos de alta complexidade e atuam como referência regional.

Com a assinatura do termo de compromisso, todas as instituições participantes passarão a contar com Núcleos de Segurança do Paciente, que deverão ser responsáveis pela promoção de ações para a implantação da gestão de risco no serviço de saúde, com vistas à segurança do paciente e a integração e articulação multiprofissional nos processos de gerenciamento e gestão de riscos.

O objetivo é que durante todo o ano de 2017, sejam realizados diversos tipos de ações, como produções de materiais educativos, formação de profissionais, integração das instituições participantes para promover a troca de experiências, além da educação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).