Uma das principais referências na rede pública do Estado, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) promove capacitação, nos meses de outubro e novembro, sobre cuidados paliativos para profissionais de todas as áreas de saúde que atuam na unidade. O objetivo é qualificar o atendimento aos pacientes que sofram de enfermidades que ponham suas vidas em risco, de forma a lhes proporcionar mais conforto e serenidade durante o período de internamento.

“O conceito de cuidados paliativos hoje é mais abrangente e já não se aplica apenas àqueles pacientes considerados terminais”, explica a médica geriatra Andréa Figuerêdo, a responsável pela capacitação. “A proposta é ter uma abordagem diferenciada e que ocorra paralelamente com o tratamento da doença”, diz.

As aulas acontecerão sempre das 10h30 às 11h30 em três datas de outubro (03, 09 e 20.10) e mais três de novembro (03, 06 e 07.11), divididas em teóricas e práticas. Na primeira, de cada um dos blocos, será feita uma introdução ao conceito e uma explanação de como cada um dos profissionais da equipe do hospital – seja psicólogo, nutricionista etc - pode influir no bem estar do paciente. As demais – mais técnicas - serão destinadas exclusivamente a médicos e enfermeiros.

A ideia da direção do Hospital Agamenon Magalhães é formar um grupo, a partir desta capacitação, que esteja habilitado para atuar no manejo desses pacientes, diminuindo a dor e o desconforto e criando condições para que os mesmos possam aproveitar, entre outras coisas, o convívio da família.

Programação:

3/10 (terça-feira): Princípios e indicações de cuidados paliativos

9/10 (segunda-feira): Treinamento de hipodermóclise

20/10 (sexta-feira): Manejo da dor e dispneia

3/11 (sexta-feira): Princípios e indicações de cuidados paliativos

6/11 (segunda-feira): Manejo da dor e dispneia

7/11 (terça-feira): Treinamento de hipodermóclise