O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) recebeu, na manhã desta segunda-feira (03/11), a certificação de unidade de referência estadual do Método Canguru, oferecida pelo Ministério da Saúde (MS) às unidades capacitadas para multiplicar a ação em novos hospitais. A solenidade, que marcou a conclusão do processo de acreditação da unidade de saúde, dentro do projeto de assistência ao recém-nascido de baixo peso e prematuro, contou com a presença do diretor do HAM, Antônio Trindade, da conselheira do Programa Nacional do Método Canguru, Geisy Lima, da madrinha do Hospital, Sandra Figueiredo e do coordenador Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Vicente Bonilha.

“Tanto o Método Canguru, quanto o aleitamento materno, fazem parte do elenco de ações que ajudaram o Brasil a reduzir a mortalidade infantil nos últimos anos e o Agamenon Magalhães vai nos ajudar a ampliar essas ações, contribuindo para lançar essa semente em novas unidades no Estado”, explica o coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS, Paulo Bonilha.

A estratégia do MS propõe o cuidado da criança desde a fase logo após o nascimento até sua estabilização e acompanhamento para alta hospitalar segura, favorecendo o aleitamento materno exclusivo e as melhores condições de cuidados por parte da mãe e familiares.

"A expansão e o fortalecimento do Método Canguru no Brasil vêm sendo incorporados no planejamento de várias estratégias que visam à redução da mortalidade infantil, tais como o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste-Amazônia Legal e, recentemente, a Rede Cegonha", explica Alessandra Fam, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam.

Durante a solenidade, o diretor do HAM, Antônio Trindade, falou da importância da certificação para a unidade. "Esse é um reconhecimento muito importante para o Hospital Agamenon Magalhães e, principalmente, para os envolvidos em todo o trabalho. Somos uma instituição que preza e incentiva a humanização na assistência e o Método Canguru é fundamental nesse processo", finaliza Trindade.

 

 

Conteúdo Relacionado