O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), referência no atendimento materno-infantil de alto risco, comemorou nesta sexta-feira (04.08), a Semana Mundial de Amamentação (SMAM). O evento, no auditório da unidade, reuniu mães, funcionários, médicos e residentes para realização de atividades de estimulo a amamentação e doação de leite humano.

No início das atividades, um show de voz e violão, e, em seguida, uma apresentação teatral montada por servidores do HAM, com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno para saúde da mãe e do bebê.  

Hoje, o Agamenon Magalhães conta com estoque de 35 litros de leite humano para uma demanda diária que gira entorno de aproximadamente 2 litros. O leite armazenado no Banco de Leite Humano da unidade atende aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva e a Unidade de Cuidados Intermediários.

 

“O ato de amamentar contribui de diversas formas para a saúde da mãe e do seu bebê. No caso das mães, ajuda na recuperação após o parto, com a aceleração da perda de peso, prevenção ao câncer de mama e o retorno do útero. Já para o bebê previne infecções, pneumonias, mortalidade infantil, alergias e contribui ainda para formação dos dentes e desenvolvimento cognitivo”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Agnes Freitas.

A pasteleira Elsa Teixeira Rodrigues, já é mãe de um menino de 9 anos, no HAM  estava com a  pequena Pietra, de 17 dias, nos braços, que amamenta desde o primeiro momento após o nascimento. “Pretendo amamentá-la integralmente por uns 5 meses, que é quando voltarei a trabalhar, porém quero seguir dando a ela o leite materno até quando ela quiser e eu puder dar isso a ela. Sei que meu leite é fonte de saúde e desenvolvimento”, contou.

DOAÇÃO - Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao forno. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos no fogo.

OUTROS BANCOS - Também há bancos de leite no Hospital Barão de Lucena (3184.6552), Hospital das Clínicas (2126.3831), Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam – 3182.7720), Maternidade Bandeira Filho (3355.2235), Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip – 2122.4719 / 4103), Hospital De Ávila (3117.5548) e Hospital Dom Malan (Petrolina – 87 3202.7000) e no Hospital Jesus de Nazareno (3719.9338). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques (3355.1815), Maternidade Barros Lima (3355.2170), Uniame (3302.6261) e Hospital Memorial Guararapes (3461.5300). Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.