Referência estadual em partos de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) segue dando sequência às ações de controle e redução da mortalidade materna na unidade, agora com a realização de um treinamento em liderança com ênfase em segurança do paciente e ferramentas de qualidade.

Desenvolvido em parceria e com supervisão do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, o curso foi estruturado a partir de um levantamento realizado na instituição pernambucana, com o intuito de identificar possibilidades de melhoria na assistência e fluxos de trabalhos que tenham impacto direto na redução de mortalidade materna.  

Direcionado a líderes de equipes, o treinamento vai até o próximo dia 28 e foi dividido em três módulos, com dois dias de duração, contemplando 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais do HAM.

“É um processo de conhecimento de novas ferramentas que são utilizadas em unidades de excelência, como o Albert Einstein, e isso certamente repercutirá positivamente na melhor qualificação de nossos profissionais e na nossa busca pelas boas práticas”, explica a gerente de Qualidade do HAM, Marta Baudel.

O tema do primeiro módulo, que teve início nesta segunda-feira (17.04), é liderança e segurança; no segundo, serão discutidos processos e melhorias; e no terceiro, gestão de risco e indicadores para tomadas de decisão, construção de protocolos e processos de melhorias e práticas.