O Hospital Barão de Lucena (HBL) realiza ações de incentivo a amamentação e doação de leite materno. O cronograma de atividades faz parte da campanha nacional da Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1º a 7 de agosto, cujo o tema principal é "Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você". A abertura oficial foi no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, na última terça-feira (01.08), com profissionais que trabalham nas maternidades e bancos de leite de Pernambuco.
 
O Hospital é considerado unidade de alta complexidade com foco em atendimento materno-infantil. Durante o mês de agosto, equipes do HBL irão trabalhar na intensificação do contato junto às mães, em visitas leito a leito, abordando a necessidade do leite materno como alimento essencial durante os primeiros meses de vida das crianças.
 
As comemorações da Semana Mundial começam com o desenvolvimento de atividades lúdicas com as mães na Casa das Marias, área destinada as mães cujo os bebês estão internados na UTI, nesta quarta (02.08). Já na quinta-feira (03.08) será a vez das mães do Alojamento Canguru, espaço viabilizado para que as mães estejam em constante contato com os filhos no período de recuperação, oferecendo o estreitamento do vinculo entre a mãe e a criança.
 
Na sexta-feira (04.08), as orientações sobre a importância do aleitamento materno e da Semana Mundial serão feitas às puérperas, mulheres que acabaram de dar à luz. O Banco de Leite Humano da unidade utiliza, em média, 1,5 litro e possui 39 l, para atender aos meninos e meninas nascidos na unidade hospitalar. A fachada principal do Hospital será iluminada com a cor dourada, simbolizando o Leite Materno Humano.
 
“É muito importante chamar atenção para o leite como fonte alimentar da criança e também como fonte principal para seu desenvolvimento, pois ele é o alimento mais completo com nutrientes, além de possuir anticorpos. Trabalhamos também junto à mãe, que é parte fundamental nesse processo, pois ela atua como estímulo direto através do vinculo estabelecido. Ela ajuda na recuperação, não apenas como coadjunvante”, salienta a coordenadora do Banco de Leite do HBL, Zenaide Verônica.