O Hospital Barão de Lucena encerrou, nesta quinta-feira (28/08), o curso de brigadistas da unidade, que teve início na última segunda-feira (25). A atividade de conclusão foi uma simulação de um acidente, com o consequente “abandono de área”, e contou com a participação de profissionais das áreas de assistência, manutenção e vigilância do HBL.

O objetivo da simulação era ver como funcionaria, na prática, o planejamento de evacuação que veio sendo trabalhado no treinamento. Na opinião da gerente de Engenharia e Manutenção, Vera Carvalho, o evento ocorreu dentro do planejado. “O pessoal fez tudo direitinho. Nós distribuímos os personagens, definimos quem faria o quê e todo mundo acertou”, avalia.

Além da evacuação, o curso de brigadistas trabalhou alguns conceitos indispensáveis para o enfrentamento de sinistros, sobretudo incêndios. O técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Gustavo Vilar, explicou quais equipamentos devem ser usados em cada tipo de fogo e alertou sobre a importância da divisão de tarefas no enfrentamento de uma situação de risco.

“Caso aconteça uma situação real, as pessoas aqui já vão ter noção do que fazer para evitar maiores danos”, afirmou. Vilar alerta, ainda, que um treinamento apenas não basta para formar um time forte de brigadistas. “É preciso investir na educação continuada. Só assim é possível assimilar todo o esquema”, justifica.

O ajudante de manutenção Adriano Barbosa gostou de ter participado e disse que novas etapas serão muito bem vindas. “Foi a segunda vez que participei e achei de primeira qualidade. É bom que venha sempre para a gente se reciclar”. O treinamento faz parte do processo de acreditação hospitalar do Barão de Lucena, que é coordenado pela equipe do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, de São Paulo.