Na próxima terça-feira (8) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e, para marcar a data, o Hospital Dom Helder Câmara (HDH), referência em cardiologia na Mata Sul do estado de Pernambuco, promove ações de esclarecimento sobre a doença.

Pacientes, acompanhantes e funcionários do Dom Helder contarão com a presença de médicos especialistas para tirar algumas dúvidas sobre o tema e dar dicas de prevenção. No momento haverá, ainda, a presença de nutricionista para falar sobre alimentação saudável e educador físico para explicar a importância de se ter uma vida ativa.

O colesterol desempenha funções essenciais em nosso organismo: produção de alguns hormônios e ácidos importantes para a digestão das gorduras e está presente em alguns órgãos vitais. No entanto, seu excesso é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto, por exemplo.

O colesterol alto é uma doença silenciosa e diversos fatores podem contribuir para seu surgimento, mas o mais comum é a dieta. “As gorduras, principalmente as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol sanguíneo” explica o cardiologista do Hospital Dom Helder Câmara, André Lima.

“Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos juntamente com a prática de exercícios físicos podem evitar o aumento do colesterol ou ajudar no tratamento de pacientes diagnosticados com a doença”, complementa o médico. Não fumar e evitar estresse também fazem parte da prevenção e tratamento. A alta do colesterol pode causar doenças graves e levar à morte.