Pessoas diagnosticadas com hepatites C já contam com novo medicamento no auxilio ao tratamento da doença. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já disponibiliza a combinação 3D Viekira (Veruprevir, Desabuvir, Ombistasvir e Ritonavir). Nesta quinta-feira (30.11), profissionais farmacêuticos com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) estão participando de capacitação, na sede do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PE), para uniformização dos processos que visam o acesso dos pacientes ao medicamento.

Esses fármacos representam, segundo o Ministério da Saúde, a possibilidade de cura acima de 90%. Na capacitação, os farmacêuticos estão sendo atualizados sobre as formas de administração do 3D Viekira, além dos protocolos de dispensação que viabilizam o acesso desses pacientes ao uso dessa medicação.

“Já estamos realizando a dispensação dessa medicação na Farmácia do Estado. A solicitação do medicamento é feita por meio dos serviços de saúde. Em seguida, o paciente dá entrada na Farmácia de Pernambuco para receber o fármaco”, explica o diretor geral de Assistência Farmacêutica da SES, Mário Moreira.

A doença viral é transmitida pelo contato com sangue contaminado, em casos de transfusão de sangue; sexo desprotegido; e/ou compartilhamento de objetos de uso pessoal, como agulhas, alicates, tesourasc. Ainda não existe vacina para a hepatite C. A doença, geralmente, não apresenta sintomas em sua fase inicial, e em estágio avançado leva à inflamação do fígado.