O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta terça-feira (16/06), Campanha de Doação de Sangue, no Centro de Reabilitação e Fisioterapia da unidade. A ação, que acontece desde 2013, passa a integrar, a partir deste ano, o calendário institucional do HGV e tem como objetivo reforçar os estoques do Hemope. O Getúlio Vargas é considerado Hospital Solidário pelo hemocentro.

A expectativa dos organizadores da Campanha de Doação de Sangue do HGV é de que 220 a 230 doadores compareçam. Por isso, a comunidade também está sendo sensibilizada a participar. "A ideia é estimular a corresponsabilidade social em torno do tema doação de sangue", explica a assistente social Rejane Vasconcelos. Além de funcionários, a campanha também pretende atingir moradores e comerciantes do entorno do hospital.

O comerciante, José de Albuquerque, 32 anos, estava na unidade, realizando a doação, pela segunda vez na vida. "Só doei apenas uma vez, há alguns anos. Por um pedido de um amigo, vim realizar a tarefa. Achei gratificante e espero que se torne um ato mais recorrente", comentou.

Para doar sangue é preciso atentar para alguns detalhes, além de estar bem alimentado e não ter consumido bebidas alcoólicas 12h antes da captação.

1) O doador precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis);

2) Ter peso acima dos 50 kg;

3) Gozar de boa saúde;

4) Portar documento de identificação original com foto (RG/CNH/CTPS etc);

5) Os homens podem se candidatar a doação a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses.

Antes da captação, é feita uma triagem clínica por um médico ou enfermeiro responsável.

Conteúdo Relacionado