O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, iniciou nesta sexta-feira (11/08) uma ação com cirurgias urológicas de vasectomia. O mutirão integra o Programa Cuida PE, uma promoção da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e do Governo do Estado, que visa diminuir as filas de cirurgias eletivas da rede pública. Os procedimentos no HMA serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, totalizando cerca de 100 procedimentos por mês.

“A vasectomia é um procedimento bastante simples, que não altera a rotina do paciente. Ele interna e vai para casa no mesmo dia. E para o planejamento familiar é de extrema importância. A cirurgia tem mais de 99% de eficácia e beneficia homens e mulheres que estão evitando a gravidez”, afirma o cirurgião Eugênio Lustosa, coordenador do Serviço de Urologia do HMA.

O Cuida PE visa à redução das filas de exames, consultas e cirurgias em Pernambuco, beneficiando pacientes que aguardavam por um longo período a realização de procedimentos considerados de média e alta complexidade. A próxima etapa no HMA é ofertar cirurgias de postectomia em adultos.

“Hoje é um marco da inclusão do HMA, no Programa Cuida PE. Os pacientes chegam à unidade regulados, passam por consulta para avaliação clínica e realização dos exames e, em sete dias, são operados. O fluxo é totalmente ambulatorial, não necessita de internamento ou leito de UTI, e não compromete o fluxo normal da unidade”, explica Stephanie Steremberg, diretora Interdisciplinar do HMA e gerente do programa na unidade. 

Durante a solenidade, que marcou o início do Projeto Cuida PE no Hospital Miguel Arraes (HMA), representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e da Fundação Gestão Hospitalar Professor Martiniano Fernandes (FGH) fizeram uma visita guiada pelas instalações do HMA, com o diretor do hospital, Sormane Britto.