Como resultado da Campanha Natal Solidário, que durou um mês, de 22 de novembro a 22 de dezembro, funcionários do Hospital Miguel Arraes (HMA) estiveram, nessa quarta-feira (27), na Casa do Idoso Nova Esperança, em Abreu e Lima, para entregar as doações realizadas pelos colaboradores do HMA. Foram fraldas geriátricas, material de limpeza e produtos de higiene pessoal doados à entidade, que existe há nove anos e atende 20 mulheres e 12 homens de 59 a 99 anos.

A Nova Esperança está localizada no Centro de Abreu e Lima. É uma casa alugada, com sete quartos, cozinha, banheiro, lavanderia, uma varanda arejada e uma área externa para passeio. Seus 13 funcionários se revezam no atendimento: são cuidadores, médico, nutricionista, enfermeira e auxiliar de enfermagem. Está na lista de instituições fiscalizadas pelo Ministério Público Estadual e que não apresenta irregularidades quanto ao direcionamento dos recursos levantados, oriundos do pagamento de parte das pensões dos idosos.

A Casa procura realizar atividades extras para divertir os internos: “Já os levamos à praia, ao Parque da Jaqueira. Procuramos sempre fazer algo para distrair os idosos”, explica a vice-presidente da Casa, Márcia Maxmiam da Silva. No Natal, alguns foram levados para casa de parentes. Os que permaneceram, assistiram a apresentação de um coral e fizeram uma ceia especial.

Joana d’Arc do Nascimento, de 88 anos, está há cinco anos no abrigo. É uma vovó simpática que afirmou ter nascido em Timbaúba, na Mata Norte do Estado. Quando entrou na Casa, viúva e levada por um vizinho, explicou que tinha família e que ela morava em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Funcionárias da Casa vasculharam o município e conseguiram encontrar uma sobrinha de dona Joana. Hoje em dia, ela recebe a visita de parentes, assim como cerca de 30% dos demais.

A rotina dos idosos é carente de carinho e atenção. Na saída dos funcionários do HMA, dona Joana perguntou: “e por que não ficam pra almoçar? Quando vocês vêm de novo?”. Quem quiser adotar um idoso da Casa Nova Esperança é só ligar para os telefones 3538.1363 ou 3061.0075.