O Hospital Miguel Arraes (HMA) deu início às atividades em torno do Abril pela Segurança do Paciente, mês dedicado a discussões em torno da assistência segura nos serviços de saúde. A programação teve início na tarde dessa segunda-feira (15), no auditório do HMA, com palestras da médica Carla Araújo, da Coordenação de Qualidade e Segurança do Paciente da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), e de Raphaela Muniz, diretora Interdisciplinar do Hospital Pelópidas Silveira (HPS).

A campanha deste mês de abril de 2024 traz como tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”, destacando a importância de uma comunicação simples, direta, clara e efetiva entre os profissionais de saúde, com ênfase na meta 2 da Segurança do Paciente. A programação foi aberta pela diretora interina de Ensino e Pesquisa, Débora Guedes, representando a direção geral do HMA, e pelo gerente de Risco interino, Edson Rodrigues. A palavra foi passada à médica Carla Araújo.

“Comunicação é percepção. São necessárias uma linguagem simples e uma escuta ativa e qualificada na comunicação entre as equipes, resultando, assim, em uma assistência de qualidade ao paciente”, explicou.

Já Raphaela Muniz abordou o tema “Evento Adverso e Cultura Justa” na palestra principal da tarde. A diretora do HPS trouxe definições e destacou a importância de notificar o que causa danos ao paciente: “notificação é tudo que traz algum problema para o paciente. É necessário que o profissional de saúde registre o que não está correto, porque, só assim, podemos melhorar a qualidade da assistência prestada. Na dúvida sobre o que está ou não errado, notifique”.

A atividade dessa segunda-feira foi encerrada com um Quiz de perguntas sobre Segurança do Paciente, em que todos os presentes participaram através dos aparelhos de celular. A vencedora foi a técnica de Enfermagem Andreza Barbosa, da Ortopedia Oeste.

A programação continua nesta quarta-feira (17), com palestra da médica Alessandra Macêdo, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Alfa, que vai abordar a ‘Comunicação de notícias difíceis’. Será a partir das 14h, no auditório. Nos dias 18 e 24, a assessora da Qualidade do HMA, Vanessa Ferreira, vai conversar com nosso pessoal dos turnos da tarde e noite, sobre Segurança do Paciente. E fechando o cronograma, haverá dinâmicas à tarde, nos dias 25 e 26, também no auditório.