Justamente no mês de abril, dedicado à segurança do paciente, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA/FGH), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, obteve, mais uma vez, o certificado de mérito por ALTA CONFORMIDADE na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde com leitos de UTI. Os dados foram referentes ao ano de 2023 e verificam a conformidade de 21 indicadores de estrutura e processo alinhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) referentes a ações de segurança do paciente nos serviços de saúde.

O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente avaliou, este ano, 1.258 hospitais com Unidade de Terapia Intensiva em todo o Brasil em relação à adoção de práticas seguras, com o objetivo de prevenir a ocorrência de EA - Eventos Adversos (incidentes que resultam em danos à saúde) em leitos de UTI. Em Pernambuco, 70 unidades de saúde participaram da avaliação e apenas 17 conseguiram o certificado de Alta Conformidade.

O Hospital Miguel Arraes ficou entre os 10 primeiros, ocupando a sexta colocação em alto grau de conformidade na classificação dos serviços de saúde avaliados, e que registram percentual entre 67% e 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente. Para o enfermeiro Edson Rodrigues, coordenador interino do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HMA), o certificado é fruto do compromisso da equipe multidisciplinar com a adoção de práticas seguras: “mais uma vez nossos profissionais demonstram que o engajamento é essencial para uma assistência de qualidade, onde nosso principal comprometimento é com a saúde do paciente”.

A Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente observa, principalmente, a regularidade do monitoramento mensal de indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde, a instituição do Núcleo de Segurança do Paciente, e a constância da notificação mensal de consumo de antimicrobianos em UTI adulto. “São indicadores mensurados por nossos profissionais diariamente, com foco na assistência prestada ao paciente, verificando o nível de cumprimento dos protocolos estabelecidos, assim como o monitoramento, regularidade e conformidade das ações previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente”, destaca Milene Dantas, diretora geral do HMA.

O Relatório de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde é feito pela Anvisa desde 2016 com base em informações obtidas junto a coordenações municipais, distritais e estaduais de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Brasil. No HMA, os dados foram levantados pela Gerência de Risco, pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e pelo Serviço de Educação Permanente, com apoio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).