O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, iniciou, nesta terça-feira (22/03), uma série de Rodas de Diálogo com mães e familiares de bebês já diagnosticados ou que estão em fase de conclusão de diagnóstico de microcefalia. As atividades foram mediadas por psicólogas e assistentes sociais que trabalharam questões relativas ao preconceito, aceitação familiar, além dos direitos garantidos pelo INSS aos portadores da doença. O HMV é referência de diagnóstico de microcefalia para 53 municípios do Agreste Pernambucano.
 
Neste primeiro momento, participaram cerca de 30 mães, sendo que duas delas já estão com seus filhos diagnosticados com a enfermidade, como é o caso de Adriane Ferreira, de 28 anos, que teve seu primogênito diagnosticado com microcefalia em dezembro do ano passado e está sendo acompanhado pelo neuropediatra do hospital. “Foi muito importante esse debate que começou hoje. Abordamos a questão dos preconceitos e também alguns direitos que temos diante da lei.”, destacou Ferreira, que mora em Santa Cruz do Capibaribe.
 
De acordo com a assistente social, Kássia dos Santos, essas mães precisam ser acolhidas e orientadas. “Muitas delas nem sabem dos diretos que têm. Logo, a Comissão de Humanização do HMV se reuniu com o serviço social e psicologia e estamos desenvolvendo esse importante projeto que pode servir de exemplo para outras unidades de saúde de Pernambuco.”, declarou Santos.
 
Para a psicóloga, Renata Casé, a principal questão abordada no primeiro encontro foi o enfrentamento dessas mães em aceitar, acolher e buscar o tratamento adequado para seus filhos. “O nosso diálogo girou em torno também da pergunta: como vou mostrar meu filho ao mundo? A palavra de efeito no grupo foi enfrentamento. Enfrentar a nova realidade em busca de um tratamento digno para o filho e, além disso, não se reservar diante do fato, pois quem vai conduzir todo esse processo é o amor. O amor é soberano e essas mães amam seus filhos”.
 
A Comissão de Humanização e a Direção do HMV estão definindo quanto a periodicidades das Rodas de Diálogo, se ocorrerão quinzenal ou mensalmente.