O Hospital Otávio de Freitas (HOF) realizou, nesta quarta-feira(31), um mutirão de atendimentos realizado pela equipe multidisciplinar, com ações de conscientização sobre o Dia Mundial sem Tabaco, em alusão à data que celebra a causa.   

Na ocasião, profissionais de saúde ministraram palestras reforçando o combate ao tabagismo, alertando sobre os problemas causados pelo fumo. 

O momento também foi oportuno para trazer ao debate outro tema atual que preocupa: o uso do cigarro eletrônico e seus malefícios. 

Na oportunidade foi oferecido atendimento, que foi realizado pelas equipe médica, de enfermagem, de fisioterapia, de saúde bucal, de nutrição, entre outros, para tratar a dependência dos pacientes interessados. 

A coordenadora médica do serviço de Pneumologia e Tisiologia do HOF, Marusa Freitas, avaliou positivamente a ação. “Conseguimos nessa avaliação a adesão de mais de 50% dos pacientes atendidos para início imediato do tratamento. Além da Identificação de doenças já relacionadas com o tabaco, em alguns pacientes”, pontuou.