Unidades de saúde da rede estadual, do Interior de Pernambuco e da Região Metropolitana do Recife, celebram durante esta semana, de 12 a 20 de maio, a 75ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem. O tema central Segurança do Cuidar: Compromisso Ético e Social da Enfermagem norteia a programação de hospitais regionais e especializados.

O Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, terá programação de segunda (12/05) a domingo (18/05) com palestras e workshops, na sala de educação permanente da unidade, às 9h. Com o tema geral Construindo saberes e reiventando práticas, os assuntos abordam ética, vida saudável, novas vacinas e protocolos, assistência do recém-nascido de risco, assistência do paciente com HIV e à mulher vítima de violência.

Já o Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres recepcionou sua equipe de enfermagem de forma diferente com café da manhã na segunda-feira (12/05). "Foi uma manhã onde ressaltamos a imprtância da atuação da enfermagem na unidade", comentou o diretor Jairo Reis. O Hospital Regional Emília Câmara fará sua programação na última semana do mês de maio.

O Hospital Barão de Lucena (HBL) inicia a programação na quarta-feira (14/05) e segue até a sexta-feira (16/05) com palestras sobre relações interpessoais e humanização do cuidado, ministrada pela enfermeira Andréa Dantas. Na quinta (15/05) haverá programação interna com sessão de cinema e na sexta (16/05) haverá a palestra Cuidar de si para cuidar do outro, com a psicóloga Célia Galvão.

Na Zona Oeste do Recife, o Hospital Otávio de Freitas (HOF), elaborou programação para esta sexta-feira (16/05), das 9h às 19h, com o tema Cuidar de quem cuida. Durante o dia haverá café da manhã, ginástica laboral para a equipe, biodança, curso de maquiagem para mulheres.

O Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, realiza programação do dia 19 a 21 de maio com exposição, mostra de trabalhos científicos, atendimento multiprofissional ao servidor da unidade, com uma série de atividades, além de cursos, como Reanimação Cardiopulmonar e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

O dia em comemoração à Semana de Enfermagem do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) acontece no dia 20 de maio, no auditório Dr. Everaldo Ramos Andrade de Lima. Com o tema, Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar, às 9h, haverá a palestra Segurança do Paciente, ministrada pela enfermeira gerente de Risco Sanitário Hospitalar do HAM, Drª Graça Washington. Às 10h, A arte do Cuidar, com a enfermeira e fisioterapeuta HAM, Drª. Anna Paula Monteiro de Carvalho. À tarde, a programação segue com a palestra Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar, com a palestrante Drª Marcela Lopes, seguido de sorteio de brindes, às 16h, com a presença de auxiliares, técnicos, enfermeiros, residentes e estudantes de enfermagem.

Conteúdo Relacionado