O Hospital Barão de Lucena (HBL) está participando do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria do Hospital Albert Einstein de São Paulo. O HBL integra a iniciativa dentro do projeto “Avaliação de Qualidade e Segurança Assistencial de Oncologia”. A visita inicial diagnóstica do Hospital Albert Einstein começou nesta segunda-feira (28.08), seguindo até a terça (29.08).
 
A equipe do Hospital Albert Einstein de São Paulo visitará todas as áreas do HBL que estão relacionadas aos atendimentos de pacientes de oncologia,  inclusive  as de apoio assistencial (farmácia, laboratório de patologia clinica e  anatomia, imagenologia) e apoio administrativo (internamento, recepção, marcação de consulta, ambulatório, transporte). A metodologia utilizada para análise da unidade será mista, com análise de documentos oficiais, protocolos, prontuários (abertos e fechados), lista de pacientes oncológicos, além da observação direta do processo de cuidado, entrevistas com profissionais, estudantes e pacientes.
 
"Com essa consultoria, feita por um hospital de reconhecida excelência na área, visamos a melhoria do atendimento aos usuários do SUS,  dando mais qualidade e sistematização nos processos de cuidado", afirma a diretora do HBL, Carla Albuquerque. Além da área de oncologia, o HBL é referência no atendimento materno-infantil. Só em 2016, a unidade realizou mais de 12 mil atendimentos de emergência e 29 mil ambulatoriais.