O Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos (HCVGM), em Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, vem realizando, nos últimos meses, um mutirão de retirada de registros de nascimento tardios e carteira de identidade (RG) para os seus pacientes. A iniciativa faz parte de uma das etapas do processo de desospitalização da unidade psiquiátrica. 

"Com o apoio da Defensoria Pública e de cartórios localizados em diversos municípios da região, conseguimos realizar os trâmites. Para os pacientes, a retirada dos documentos é muito importante, principalmente para aqueles que migrarem para residências terapêuticas. Além de ser um resgate essencial da cidadania do usuário", ressalta a diretora do HCVGM, Márcia Apolinário. 

Até agora, 25 pacientes tiveram seus registros tardios retirados. Também foram solicitadas 20 carteiras de identidade, entre 1ª e 2ª vias. Atualmente, o Hospital abriga 97 pacientes. Todos recebem todo o acompanhamento psicológico e de saúde no local. 

A média de permanência dos pacientes do hospital é entre 10 e 19 anos (26,3%), seguido pelo internamento entre 5 e 9 anos (25,3%). Contudo, há usuários com 60 anos de permanência no local.