Dentro da programação de atividades que marcam o Dia Mundial de Combate a Aids, o Hospital Correia Picanço promove, nesta quinta (07.12) e na próxima segunda-feira (11.12), pela manhã,, ciclo de palestras voltado a todos os profissionais da unidade. O objetivo é traçar um panorama da doença no Brasil e no Mundo e realçar a atuação do Correia Picanço no cuidado e na assistência de pacientes.
 
“Nós vamos focar nas estatísticas, no trabalho ambulatorial e na importância do Correia Picanço no tratamento da doença, já que somos uma unidade de referência em Aids no Estado”, explica a coordenadora de Educação Continuada da Gerência de Enfermagem, Silvana Maria da Silva.
 
Silvana lembra também o caráter multidisciplinar do debate e a relevância disso para o aprimoramento da assistência prestada na unidade. “Nós vamos discutir as dificuldades encontradas por nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, todos que atuam no dia a dia. E dessa forma tentar encontrar saídas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, diz.
 
A programação deste primeiro dia aborda os seguintes temas: Histórico da Campanha Mundial de Combate à AIDS e Panorama Atual Mundial e Brasileiro, com Silvana Maria da Silva;Representatividade do ambulatório do HCP no cenário pernambucano, com a enfermeira Adriana Paula da Silva; as Mudanças no protocolo terapêutico (TARV, genotipagem), com a enfermeira Juliana Rocha Cabral; e a Não adesão ao tratamento e suas repercussões clínicas.
 
Na próxima segunda (11.12), os temas são os desafios no restabelecimento nutricional do paciente com HIV/Aids, com a nutricionista Jacqueline Góes de Santana; As dificuldades de promover estratégias de controle de infecção durante o internamento nos pacientes com HIV/Aids, com a enfermeira Roza Helena Bazante;  e, para encerrar, Fisioterapia motora respiratória - Quais os impactos na recuperação do paciente com HIV/Aids, com a fisioterapeuta Juliana Andrade Ferreira de Lima.