Em seus 65 anos de existência o Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no Recife, une o trabalho de assistência à saúde, como unidade referência para diversas especialidades de urgência e emergência, com a função de contribuir com a formação de novos profissionais de saúde em Pernambuco. A unidade foi inaugurada em 19 de março de 1953, e nesta terça-feira (20.03) foi realizada no auditório do hospital uma solenidade em comemoração a data. Na ocasião, profissionais de diversas áreas, e que fazem parte do quadro de funcionários, foram homenageados.

Na mesa da solenidade estiveram presentes a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, o diretor geral do HGV, Gustavo Souza Leão, o secretário geral da Academia Pernambucana de Medicina, Luis Barreto, representando a presidência do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Eliane Fidélis e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), Luis Eustáquio.

“É com grande satisfação que comemoramos essa data. O Getúlio Vargas é um centro formador de recursos humanos e referência quando o assunto é salvar vidas, seja nas especialidades de traumatologia-ortopedia, cirurgia geral, além de possuir uma ótima equipe multiprofissional voltada para assistência à saúde dos que mais precisam”, afirmou a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota.

Para o diretor do HGV, Gustavo Souza Leão, o trabalho de gestão aliado ao compromisso e comprometimento da equipe fazem parte das mudanças implantadas no hospital. “O HGV passou de uma média de 700, em 2014, para cerca de 1.200 cirurgias atualmente. Um salto ocasionado pela melhora do fluxo, distribuição das salas cirúrgicas e com a chegada de novos profissionais. O Getúlio Vargas é referência em traumatologia-ortopedia, cirurgia geral, vascular, neurocirurgia e clínica médica, referência no Estado para casos de alta complexidade, além de sermos um serviço pioneiro em urologia, quando em 1974 passamos a ofertar a primeira residência médica na área no Norte-Nordeste. O serviço é disponibilizado para pacientes provenientes do serviço de ambulatório”, explicou.

Na última sexta-feira (16.03), com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, foi inaugurado o novo aparelho de tomografia do HGV. O tomógrafo terá capacidade para realizar uma média de 550 exames por mês.