O Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, realizou capacitação, nesta quarta-feira (19.07), com o objetivo de preparar profissionais médicos e enfermeiros, que atuam na área de abrangência da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), para o enfrentamento das principais urgências e emergências obstétricas que possam causar mortalidade materna. O treinamento foi coordenado pela médica Debora Peixoto Brilhante e pela enfermeira Edilasy Barbosa Marins. 
 
Debora e Edilasy e mais quatro profissionais de saúde da VII Geres participaram, no mês passado, em São Paulo, de uma simulação realista para a redução da mortalidade materna, promovida pelo Hospital Alberto Einstein. A simulação faz parte da política de redução da mortalidade materna do Ministério da Saúde, que tem como meta reduzir em até 50% o número de casos. "Elas agora estão repassando as orientações aqui na Regional", explica diretora Gílcia Dantas. Segundo ela, entre as principais urgências e emergências obstétricas estão as hemorragias, o choque séptico, a pré-eclampsia e a eclampsia. 
 
Integrante da Rede de Atenção de Urgência e Emergência (RUE) da IV Macrorregional de Saúde, o Inácio de Sá realiza em média 200 partos/mês e atende às populações dos sete municípios da área de abrangência da VII Geres.