As duas enfermeiras responsáveis pelo Centro de Terapia de Reposição Enzimática Brendo Willys da Silva, localizado no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão pernambucano, participaram em março passado de uma capacitação sobre doenças raras em São Paulo. O treinamento UNIQUE - Universidade Shire de Qualificação em Enfermagem -Avanços no Cuidado de Doenças Raras reuniu, nos dias 19 e 20 do mês, unidades hospitalares de todo o Brasil referência no tratamento de pacientes diagnosticados com essas enfermidades.

"As capacitações em doenças raras sempre são importantes porque trazem atualizações na medicina sobre o assunto e nos treinam para trabalhar em prol da melhora na assistência aos pacientes. É importante que os profissionais estejam sempre se renovando", explica a enfermeira Christianne Gondim, à frente do Centro junto com a também enfermeira Edilma Sampaio. Os treinamentos são organizados pelos laboratórios produtores dos fármacos dispensados no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento dos pacientes.

O CENTRO - O Centro de Terapia de Reposição Enzimática Brendo Willys da Silva foi criado em 2011 e funciona no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro. O serviço atende pacientes de toda região do Sertão central de Pernambuco diagnosticadas com doenças genéticas raras, com foco em uma atendimento mais humanizado, proporcionando, dessa forma, maior comodidade e facilidade para esses tratamentos. Atualmente, serviço conta com seis pacientes em terapia e cinco pacientes aguardando a medicação. Entre as patologias mais tratadas estão a mucopolissacaridose tipo VI, a doença de Guacher e a doença de Fabry.

Os atendimentos acontecem sempre às segundas-feiras. No local, além do tratamento em si, há coleta de amostras para exames de diagnóstico e acompanhamento com equipe multidisciplinar, que são: três médicos, uma fonoaudióloga, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, duas fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga.