Com o principal objetivo de humanizar a atenção à saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, conta, a partir deste mês, com o Serviço de Atenção Domiciliar - SAD voltado para o paciente da unidade. Trata-se de um serviço de saúde complementar aos cuidados ofertados na atenção básica e de apoio à internação hospitalar realizado na residência do usuário. 

Através de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Serviço Social e Administração, o serviço é prestado em 11 municípios de abrangência do hospital, dentre eles, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Além de ampliar a autonomia dos usuários com a humanização da atenção à saúde, o SAD pretende reduzir a demanda por atendimento hospitalar e o período de permanência de usuários internados. 

A inclusão no Serviço obedece a alguns critérios. “Estamos prestando assistência a pacientes no pós-operatório de cirurgia ortopédica, pacientes em reabilitação respiratória e em cuidados paliativos, além de casos de síndromes demenciais, Parkinson, pacientes traqueostomizados, com feridas e em uso de dispositivos”, explica Stephanie Steremberg, diretora de Cuidados Interdisciplinares do HMA. “O atendimento envolve reabilitação, supervisão e realização de curativos complexos, trocas de dispositivos médicos e controle de doenças crônicas agudas”.  

Para ser admitido no SAD, o paciente deve, primeiramente, ser avaliado pela equipe médica e interdisciplinar da unidade, que encaminha o caso para o Serviço. Uma nova avaliação é feita e, caso aprovado, o paciente é incluído no atendimento domiciliar. Desde a implantação do Serviço, cinco pacientes estão recebendo cuidados complementares em suas residências: um em Paulista, dois no município de Igarassu, um em Abreu e Lima e outro em Condado, na zona da mata do Estado.