O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, iniciou fevereiro com uma programação voltada para a prevenção de doenças e redução de danos no carnaval. Depois de dois anos sem festa na Folia de Momo, profissionais de saúde alertam a população para os cuidados que devem ser tomados para aproveitar a brincadeira sem exageros.

Durante todo o mês, até o carnaval, os setores de Serviço Social e Enfermagem estão envolvidos em palestras abordando a Política de Redução de Danos e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é esclarecer pacientes e acompanhantes sobre esses assuntos e colaborar para reduzir o número de atendimentos envolvendo álcool, drogas e ISTs nas unidades de saúde do Estado no período momesco.

“A ideia é mostrar que existem ações preventivas ao uso de álcool e drogas, e que seus usuários são acometidos por doenças e, como tais, devem ser tratados. Nossa intenção é repassar informações sobre políticas, programas e práticas que visam reduzir a consequências do uso de drogas, voltadas à educação de usuários e não usuários, sejam família ou a própria comunidade. Além disso, falar sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuir preservativos”, explica Lucianna Rocha, coordenadora do Serviço Social.

A Política de Redução de Danos está completando 34 anos em 2023. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa reduzir os efeitos negativos do uso de drogas, sem a necessidade de abstinência, respeitando-se o direito dessas pessoas ao cuidado à saúde. Dessa forma, atua na prevenção da transmissão de doenças, como Hepatite e Aids, entre usuários e também entre usuários e não usuários. “É o princípio de igualdade previsto no SUS, que garante o direito à saúde a todos os cidadãos, mesmo estando ele em situação de vulnerabilidade ou uso de drogas. É uma proposta ética de promoção à saúde”, destaca Lucianna.

As palestras tiveram início na última quarta-feira (01) e se estendem até o dia 17, sexta-feira de carnaval. São realizadas nas salas de espera da Emergência e do Ambulatório, e no Centro de Estudos localizado no quarto andar do setor de Internamento.  

PROGRAMAÇÃO

01.02 – 10h30 - Política de Redução de Danos - Centro de Estudos (4º andar)
07.02 – 15h - Política de Redução de Danos – Sala de espera da Emergência
10.02 – 9h - Política de Redução de Danos – Sala de espera do Ambulatório
14.02 – 15h - Prevenção às ISTs - Sala de espera da Emergência
15.02 – 15h - Prevenção às ISTs - Centro de Estudos (4º andar)
17.02 – 9h - Prevenção às ISTs - Sala de espera do Ambulatório