O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) comemora cinco anos de existência, com a marca de mais de 166 mil atendimentos realizados, incluindo atendimentos de urgência, consultas ambulatoriais, internamentos e procedimentos cirúrgicos e de hemodinâmica. Para celebrar a data, uma missa em ação de graças será celebrada, nesta quarta-feira (07/12), a partir das 16h, no auditório da unidade, localizada às margens da BR-232 no Curado.
 
"Apesar de termos passado por mais um ano de intensas dificuldades e enormes desafios, conseguimos assegurar o atendimento à população, com a reabertura de 30 leitos de neurologia e o retorno do funcionamento 24h do setor de hemodinâmica. Além disso, mesmo com as dificuldades financeiras, conseguimos manter o ajuste nas contas da unidade, garantir os salários dos nossos funcionários em dia e o pagamento aos fornecedores", ressaltou o superintendente do Hospital Pelópidas Silveira, Caio Souza Leão.
 
Inaugurado em 08 de dezembro de 2011, o HPS foi o último Hospital Metropolitano construído pelo Governo de Pernambuco e é a primeira unidade do Brasil voltada exclusivamente para atender os casos de neurologia e cardiologia. Em 2016, até dezembro, a unidade realizou mais de 10 mil atendimentos de urgência, cerca de 20 mil consultas ambulatoriais e aproximadamente 1.500 procedimentos cirúrgicos, entre implantes de marcapassos, procedimentos neurocirúrgicos e de hemodinâmica intervencionista. 
 
O Pelópidas Silveira é administrado pelo Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP), entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. A unidade replica a experiência de sucesso do IMIP na melhoria e eficiência do atendimento à saúde da população pernambucana. O hospital é público estadual e voltado, exclusivamente, para os pacientes do SUS.