O Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, está habilitado, desde esta quarta-feira (28.06), a participar do programa de Telessaúde do Ministério da Saúde (MS). Isso significa que, a partir de agora, médicos e enfermeiros que atuam na emergência da unidade vão poder compartilhar, via teleconferência, com especialistas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, o diagnóstico e a condução do manejo de pacientes graves, principalmente daqueles que forem vítimas de trauma, AVC ou de problemas coronarianos agudos.

“Os entendimentos com o Ministério tiveram início ainda em maio e os equipamentos já estão aqui, assim, ontem já foi possível realizar o treinamento da equipe”, explica a diretora do Regional Inácio de Sá, Maria Gílcia Nascimento. Segundo ela, a meta é acionar a teleconsultoria do Albert Einstein pelo menos cinco vezes por mês.

O Inácio de Sá foi convidado a participar do programa de Telessaúde, do MS, por ser referência para os municípios integrantes da VII Gerência Regional de Saúde (Geres) e membro integrante da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da IV Macrorregional de Saúde do Estado.

“É uma conquista importante e um ganho na qualidade do atendimento aos usuários do SUS”, avalia a diretora. “Com esse canal é possível compartilhar prontuário, descrever a condição clínica do paciente e discutir em conjunto com a equipe do Albert Einstein a melhor condução para o tratamento”, conclui.

O programa de Telessaúde é uma promoção do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional (PROADI-SUS), em parceria com unidades de excelência em saúde do país, que tem como objetivo fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS utilizando tecnologia de comunicação e informação.