Nesta sexta-feira (24/11), o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) realiza a 10ª edição da Jornada de Saúde Mental no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, localizada no Bongi. O evento é organizado pelas três coordenações de residências e a Comissão de Ensino da unidade com o intuito de abordar temas e permitir o compartilhamento de experiências exitosas dos residentes.

A Coordenadora Assistencial de Residência de Psicologia do HUP, Eduarda Barbosa, ressaltou a importância do evento na atuação dos três programas de residência da unidade e na formação dos alunos. “A jornada fica sempre aberta para todos os estudantes que queiram participar, profissionais que queiram vir também. É um momento de integração e de encontros para que os residentes tragam experiências de atendimento psicossocial, tanto no hospital quanto na RAPS”, destacou Eduarda Barbosa.

A programação seguiu com a palestra de Moneska Toscano, Coordenadora da Equipe de Articulação no hospital, sobre “Impactos pós-pandemia: A tecnologia e a comunicação eficaz como ferramentas de transformação em saúde mental”. As mesas de discussão compostas pelos residentes guiaram o plano do evento do final da manhã ao fim da tarde com temas como “Avaliação do paciente sob o olhar do enfermeiro psiquiátrico” e “Saúde Mental dos Profissionais de Saúde”.

EXPOSIÇÃO - Durante todo o evento, ficou em exibição a Exposição Visível-Invisível do Projeto Arte Intervenção. A exposição trouxe trabalhos fotográficos de pacientes tratados ao longo de quatro anos do projeto com intervenções artísticas de pintura dos residentes do hospital visando refletir o sentimento do trabalho feito pelos residentes.