A coordenadora médica da Emergência Geral do Hospital Regional Dom Moura (EG/HRDM), a cardiologista Rafaela Rodrigues, está participando, nesta semana, do 31º Congresso Pernambucano de Cardiologia (CPC). O evento, realizado no Recife, segue até o próximo sábado (26/08) e tem o objetivo de promover atualização dos profissionais em temas atuais da cardiologia. A médica do HRDM será monitora do curso “Eletrocardiografia Clínica das Taquiarritmias na Emergência: Diagnóstico e Manuseio Clínico”, que tem como público-alvo médicos de emergências e estudantes de Medicina.

Sobre o impacto e a importância de manter-se atualizada na atuação clínica, a profissional destaca que isso reflete diretamente na assistência aos pacientes. “A atualização nos proporciona oferecer o melhor tratamento ao paciente, em diversas patologias. O meu aprendizado reflete no corpo clínico da emergência do hospital, uma vez que nas visitas da sala vermelha, sempre discutimos as condutas adotadas, acrescentando conhecimento e alinhando protocolos. A emergência recebe muitos pacientes cardiopatas e precisamos ter o domínio das principais doenças cardíacas”, destaca Rafaela.

A médica, que além de coordenar a emergência de clínica médica do Dom Moura, também atua na Sala Vermelha – setor que é destinado a pacientes que precisam de cuidados e vigilância intensivos e aguardam definição de diagnóstico ou transferência para cirurgia ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) –, vai ser monitora de um dos cursos do congresso pernambucano. Entre os objetivos didáticos do treinamento, estão a diferenciação de taquiarritmias e o manuseio das principais drogas antiarrítmicas na emergência (segundo as diretrizes mais atuais da Cardiologia).