A I Oficina do Programa Melhor em Casa, do ano de 2015, aconteceu nesta quinta-feira (24/09) no Estado de Pernambuco, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O programa é municipal, habilitado pelo órgão federal, com apoio do Estado. O objetivo do programa é proporcionar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

A implantação já aconteceu em 15 municípios pernambucanos: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Goiana, Petrolina, Recife, Vitória de Santo Antão, São Joaquim do Monte, São Bento do Una, Águas Belas, Lajedo, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Itapissuma e São Caetano. "A ideia é sensibilizar a implantação em outras cidades. O evento serve para a troca de experiências entre os municípios", comenta a coordenadora estadual do Programa Melhor em Casa, Luciana Azevedo. Participaram do evento, diretores de hospitais, coordenadores de equipes do programa, profissionais do Samu e da área de Regulação.

"O foco maior é a desospitalização dos pacientes com o atendimento domiciliar, garantindo a continuidade do tratamento. Estamos satifeitos em reunir 90% das equipes implantadas no Estado de Pernambuco", comentou Mariana Borges, coordenadora nacional da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde.