Buscar um diálogo entre pais com diferentes histórias e profissionais de diversas áreas da saúde foi a proposta da I Roda de Conversa de Pai para Pai, que aconteceu, na manhã dessa quinta-feira (25/08), no auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), uma das principais referências em maternidade de alto risco do Estado. O encontro teve o intuito de reforçar a participação dos homens no processo da gravidez e do parto, além dos cuidados infantis.

Manasses Silva, que está com um filho internado no hospital, foi um dos pais convidados para o evento. "Estou escutando tudo e gostando da conversa, acho que deveria acontecer mais vezes", pontuou o pai. Já a psicóloga do Hospital, Cecília Sales, falou sobre a importância desse tipo de evento “os pais estão aqui acompanhando as mães e são convidados a participar de uma conversa com profissionais de saúde de diferentes áreas”, explicou.

O representante do Instituto Papai Rafael Acioly abordou a reflexão da experiência masculina, enquanto o psicólogo Thiago Lacerda discutiu o processo de desenvolvimento psicológico da criança e a influência do pai. Por fim, a participação do pai durante o pré-natal, gestação e parto foi o tema da palestra do obstetra Roberto Miranda, enquanto o enfermeiro Manuel Adauto falou sobre o papel do genitor no de aleitamento materno. Adriane Patriota, enfermeira do HAM, considera importante o modo de realização da roda “os pais vem falar com outros pais sobre todas as situações possíveis e a conversa é muito importante atualmente”.

Desde a implementação da Lei do Acompanhamento existe um grande debate sobre o papel do pai em setores como o aleitamento e a gestação. Para a diretora do Hospital, Cláudia Miranda, a realização de eventos como esses são muito importantes e respondem a uma demanda real por atenção.