A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está com inscrições abertas, até o dia 14 de outubro, para o curso Ação Hanseníase – Pernambuco 2016, que será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, no Hospital Otávio de Freitas, referência estadual no tratamento da hanseníase. Promovido pelo Centro de Referência Nacional de Dermatologia Sanitária - Hanseníase, com apoio da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-PE), o treinamento conta com vagas limitadas (75 vagas) para profissionais de saúde de serviços de referência em hanseníase estaduais e municipais, além de equipes do sistema prisional, médicos residentes e dermatologistas associados à SBD-PE.
 
As aulas terão coordenação do presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, e contarão com módulos teórico e prático. Entre o conteúdo, situação epidemiológica da hanseníase em Pernambuco e no Brasil; sintomas, análise clínica e exames clínicos subsidiários. Na aula prática, os profissionais participarão de estudos de caso.
 
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial da hanseníase – atrás da Índia. Anualmente, são notificados cerca de 30 mil novos casos. Já Pernambuco ocupa o 9º lugar no Brasil em detecção geral e o 5º em detecção em menor de 15 anos. No ano de 2015, o Estado identificou 2.362 casos novos de hanseníase (88,7% do esperado) e 237 casos novos em menores de 15 anos (86,5% do esperado).