A IV Gerência Regional de Saúde (Geres), realizou, nesta quarta-feira (19), um Seminário Integrado de atualização sobre investigação de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). O evento, que aconteceu em uma instituição de ensino de Caruaru, teve como objetivo o fortalecimento da vigilância das DTHA.

O seminário é uma ação do programa “Geres Percorre”, que acolhe as necessidades apresentadas pelos municípios aos técnicos da IV GERES durante as visitas do programa aos territórios municipais. Além disso, faz parte do cronograma de capacitações da Gerência de Vigilância de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Foram convidados representantes dos 32 municípios da IV Geres das seguintes áreas: Vigilância Epidemiológica; Vigilância Ambiental; Vigilância Laboratorial; Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica Hospitalar;  Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e apoiadores das unidades prisionais da área da gerência.