Com capacidade para realizar mais de seis mil atendimentos por mês, o Hospital Regional José Fernandes Salsa, no município de Limoeiro e que atende à população de 20 cidades do agreste setentrional pernambucano, completou, nesta terça-feira (03.04), 77 anos desde a sua fundação. A unidade comemora a data com ampliação de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria nos indicadores de qualidade.

Consolidando-se como a principal referência no atendimento público da região, o Hospital Fernandes Salsa aumentou em 12,5% os atendimentos de urgência sem internação, entre os anos de 2016 e 2017. Foram 51.258 atendimentos no primeiro ano e 57.658, no ano seguinte. A unidade também está preparada para realizar diversos tipos de cirurgias abdominais, como hérnia, vesícula e hemorroidectomia; ginecológicas como histerectomias (remoção do útero), cirurgia de alta frequência (eletrocirurgia), laqueadura tubária, perineoplastia e suspensão da bexiga; e urológicas com a vasectomia (esterilização para homens) e postectomia (circuncisão).

A unidade também busca disponibilizar recursos de prevenção de gravidez por meio da implantação de dispositivo intrauterino de cobre (DIU). "Estamos atentos a questão do planejamento familiar, saúde da mulher e da saúde sexual por entender a importância da unidade em oferecer métodos seguros e eficazes", comenta a diretora do Hospital Fernandes Salsa, Elisabete Oliveira. Em 2017, as cirurgias tiveram um aumento de 13,5% em relação a 2016, onde foram realizados mais de 2 mil procedimentos. 

O hospital também disponibiliza em seus serviços de apoio diagnóstico exames de radiologia, ultrassonografia, eletrocardiografia e diagnóstico por laboratório. Na emergência, oferta as especialidades de clínica médica, pediatria, obstetrícia, ginecologia, odontologia e ortopedia. Atualmente, a unidade conta com 360 funcionários e 62 médicos.

Outro destaque é o atendimento à gestante e a maternidade 24 horas, onde obstetras, pediatras e anestesistas de plantão recebem pacientes com risco habitual de gravidez, e que também teve ampliação de 29,8% nos partos realizados. Em 2016, foram 877; em 2107, 1.139 partos. A unidade assiste outras cidades mediante indicação da Central de Regulação de Partos da SES.