Modelo de assistência que envolve o contato pele a pele entre mãe/pai e bebê, principalmente em casos de prematuridade, o Método Canguru contribui para diminuição do tempo de internação e fortalece o vinculo entre os pais e o recém-nascido. Neste dia 15 de maio é celebrado o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru e os serviços de saúde da rede estadual de Pernambuco promovem ações para destacar a importância do método na recuperação desses pacientes.

Além de estreitar laços, a abordagem assistencial promovida pelo Método Canguru também auxilia na promoção da saúde integral para os bebês, melhorando o desenvolvimento neurológico e diminuindo a mortalidade neonatal.

Método Canguru, que integra a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança do Ministério da Saúde e foi instituído como política pública em 2000 a partir da publicação das diretrizes de cuidado e atenção a recém-nascidos internados em serviços neonatais.
Unidades da rede estadual de saúde, que possuem em escopo o atendimento especializado para o público materno-infantil elaboraram atividades nesta semana alusiva ao Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru. Entre as ações, rodas de conversas com as mães e pais sobre a importância do contato pele a pele com os bebês; a importância, os benefícios e a proteção para os recém-nascidos; atualização voltada para os profissionais sobre a importância da prática para promoção e manutenção da assistência humanizada, etc.

“Atualmente Pernambuco conta com oito Unidades de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa) disponíveis nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL), CISAM, Hospital das Clínicas (HC), IMIP e Hospital da Mulher no Recife. Dispõe também de leitos nos hospitais Jesus Nazareno, em Caruaru, e Dom Malan, em Petrolina. Para este ano, as unidades hospitalares estão fortalecendo com esta campanha, a posição canguru (contato pele a pele) precoce, prática que vem salvando vidas de milhares de prematuros em todo o mundo com inúmeros benefícios para o bebê e seus pais/mães. Farão atividades não só no dia, mas farão uma semana alusiva à comemoração”, destaca a coordenação estadual do Método Canguru, Maria Clara Gomes.