Com o intuito de confirmar ou descartar casos suspeitos de microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu, nesta quarta-feira (30/11), em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) e Secretaria Estadual de Saúde, mais um mutirão de atendimentos para crianças com suspeita da malformação. Cerca de 50 profissionais participaram da ação, que ofereceu avaliação com neuropediatra e outros profissionais de saúde, além de exames de imagem e de sangue para concluir o diagnóstico.

Durante todo o dia, 72 crianças, com idades entre dois meses e um ano, foram atendidas na unidade. Desse total, 57 tiveram o diagnóstico descartado, enquanto outras 11 tiveram a confirmação da microcefalia. Três casos ainda estão em investigação. A mãe de uma das crianças optou por desistir do atendimento. Os bebês foram de municípios que compõem a I Gerência Regional de Saúde (Geres), que tem sede no Recife e contempla mais 19 municípios, e da III Regional, com sede em Palmares e englobando outras 21 cidades.

“Atualmente, em Pernambuco, mais de 85% das crianças notificadas com suspeita de microcefalia já foram atendidas e possuem o resultado fechado. No entanto, ainda temos alguns casos notificados recentemente e outros que os municípios precisaram fazer uma busca ativa para que essas crianças chegassem hoje aqui. Em caso negativo, os bebês continuam com o acompanhamento de saúde normal na puericultura. Os casos confirmados, serão encaminhados para os serviços de referência”, afirma

Além do atendimento com neuropediatras, os pacientes recebidos no HC tiveram acesso a profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social. Ainda na ocasião, as crianças tiveram a caderneta de vacinação avaliada.

Mutirões - O Governo do Estado promoveu, em diversos municípios, ações de mobilização de atendimentos às crianças notificadas como casos suspeitos de microcefalia. Com mais esse, foram nove mutirões, com 728 crianças atendidas. Com esse trabalho, Pernambuco é um dos Estados com menor número de casos suspeitos de microcefalia em investigação no país.