Responsável pelo acompanhamento de mais de 200 crianças neuroatípicas da capital pernambucana, o Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI) da UPAE Ibura recebeu, nessa quarta-feira (26/06), representantes do Ministério da Saúde que estão no Estado para conhecer experiências de saúde pública no acolhimento de crianças com necessidades especiais.

Acompanhado do superintendente Estadual do Ministério da Saúde (MS) em Pernambuco, Rosano Carvalho, o coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do MS, Arthur Medeiros, foi recebido pela secretária executiva de Regulação de Média e Alta Complexidade do Recife, Anna Renata Lemos, e pela coordenadora geral da UPAE Ibura, Milena Moura.

Durante a visita, os representantes do Governo Federal tiveram a oportunidade de conhecer não só a estrutura física, mas também o trabalho desenvolvido na unidade. “O NDI da UPAE Ibura tem se tornado uma referência pela estrutura e qualidade que oferecemos aos nossos usuários. Mensalmente, são mais de 3,5 mil atendimentos em áreas médicas e multiprofissionais de saúde. É sempre uma honra poder mostrar um pouco desse trabalho, que nos enche de orgulho”, comentou a coordenadora geral da unidade, Milena Moura.

A visita também foi um momento de diálogo entre os presentes. A secretária executiva municipal Anna Renata apresentou a política municipal de atenção à saúde da pessoa com deficiência, bem como a evolução dos equipamentos existentes para o acolhimento dos recifenses. “Temos feito um grande esforço para garantir a qualidade da assistência aos nossos usuários. Desta forma, mostramos um pouco dos desafios que temos enfrentado e aproveitamos para trocar estratégias que possam fortalecer nossa rede e o atendimento especializado para nossas crianças”, explicou a secretária.

A troca de experiências também foi um ponto levantado pelo coordenador nacional, que reforçou a importância de multiplicar as experiências exitosas. “Foi uma visita e uma conversa bastante positiva. Tivemos a oportunidade de ver que o Recife tem uma rede que está se consolidando e se estruturando, ao mesmo tempo em que tem ampliado o acesso. E esse é o objetivo principal da nossa visita: conhecer experiências existentes em estados e municípios que possam contribuir com uma política de nível nacional e serem direcionadas a outros gestores, ampliando a rede para todo o país”, finalizou.

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO IBURA – Inaugurado em abril de 2024, o NDI da UPAE Ibura atende crianças e adolescentes da cidade do Recife com necessidade de assistência especializada em reabilitação intelectual. O NDI tem 14 salas para profissionais, além de brinquedoteca, e acolhe pacientes, com transtornos como espectro autista (TEA), déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), opositor desafiador (TOD) e outros. O serviço conta com profissionais de Neuropediatria, Pediatria, Psiquiatria Infantil, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Psicopedagogia e Nutrição. O local dispõe ainda, em sua estrutura, de um jardim sensorial, ginásio de reabilitação, sala de terapia em grupo, sala de integração sensorial e brinquedoteca. Para ter acesso aos serviços, os pacientes precisam ser encaminhados pelas unidades da atenção básica, que são os postos de saúde da família de referência do território, via Central de Regulação do Recife.