O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) recebeu visita, nesta quinta-feira (08.06), da enfermeira Daniela Contarze Sittardi, que integra a equipe da Associação Congregação de Santa Catarina. Ela veio ao Recife para realizar uma palestra na unidade de saúde com o objetivo de detalhar tudo o que diz respeito ao projeto O que importa para você?, um movimento em nível global, surgido nos Estados Unidos, e que tem como objetivo aproximar a relação entre profissionais e pacientes, humanizando e aprimorando o cuidado de saúde em ambiente hospitalar.
 
A vinda da enfermeira é fruto de uma ação combinada entre o Serviço Social, a Psicologia e a Enfermagem do Agamenon Magalhães, no sentido de implantar o programa no hospital. “A ideia é começar a desenvolver ações que deem subsídios sobre a viabilidade do projeto”, explica a coordenadora do Serviço social do HAM, Luciene Santos.
 
O projeto piloto começou a tomar corpo no HAM a partir de uma triagem realizada com pacientes de longa permanência no hospital. “Fizemos um levantamento de possíveis participantes e entrevistamos cada um deles para saber o que podia fazer a diferença em seu dia a dia. E percebemos que algumas pequenas coisas podem ajudar, e muito, na melhoria do bem estar dessas pessoas”, diz Luciene.
 
Um dos personagens entrevistados, um paciente cardíaco, disse que desejava comer uma feijoada, algo avaliado como clinicamente impensável no caso dele. A saída, para tentar atender aquele desejo, foi buscar uma receita vegana, sem sal, que atendesse as especificações da dieta prescrita pelos médicos. “Deu muito certo. O nosso paciente ficou bem satisfeito com o resultado. São pequenas felicidades assim que podem fazer a diferença”, concluiu a assistente social. As entrevistas realizadas pela equipe do Agamenon Magalhães foram registradas em vídeo e compõem um pequeno documentário que também foi apresentado aos profissionais da unidade.